Após uma longa luta contra o câncer, a queniana Wangari Maathai, conhecida por sua luta incessante em defesa dos direitois humanos e das florestas, faleceu na noite de ontem aos 71 anos em Nairobi, no Quênia.

Primeira mulher africana a receber o Nobel da Paz em 2004, Maathai era conhecida por seu ativismo e pela fundação do Movimento Cinturão Verde. Criado em 1977, o movimento foi resposável pela plantação de 20 milhões de árvores no Quênia. Outro foco da organização era a ajuda às mulheres para melhorar seus meios de subsistência provendo o acesso a recursos básicos como lenha, água e alimento, com a preocupação constante na boa gestão dos recursos naturais e das florestas.

"A morte de Maathai é uma grande perda para todos os que a conheciam e para quem admirava sua determinação para fazer um mundo mais pacífico, mais saudável e um lugar melhor", diz nota publicada no site da organização.

O falecimento foi notícia em todo o mundo. Mais da história de Maathai pode ser lida nos jornais Folha de S. Paulo, New York Times, El Pais e Guardian.