sábado, 31 de dezembro de 2011

Incêndio em parque da Patagônia já consumiu mais de 11 mil hectares

Mais 237 homens foram enviados para tentar combater o fogo.
Governo chegou a pedir ajuda internacional devido à magnitude do incêndio

Da EFE
 
As autoridades chilenas confirmaram nesta sexta-feira (30) que o incêndio que afeta o parque nacional Torres del Paine, na Patagônia, consumiu 11.000 hectares de floresta nativa e arbustos, e por isso a condição de alerta máximo ainda será mantida.
A informação foi dada pelo diretor do Escritório Nacional de Emergência, Vicente Nuñez, que afirmou também que o fogo não pôde ser controlado devido às condições climáticas adversas.
Incêndio atinge parque natural da Patagônia.  (Foto: Reuters)Incêndio atinge parque natural da Patagônia. (Foto: Reuters)
Mais 237 homens foram enviados para tentar combater o incêndio. O funcionário disse que uma leve chuva foi registrada nessa sexta-feira, mas que isso não foi capaz de diminuir as chamas. "No entanto, a previsão e de que no fim de semana os ventos diminuirão, o que permitirá um combate mais eficaz ao fogo", explicou.
O governo chileno chegou a pedir ajuda internacional devido à magnitude do incêndio, que começou na quarta-feira (28), e além disso declarou "zona de catástrofe" na Patagônia.
Pelo menos 700 turistas e dezenas de trabalhadores tiveram que ser retirados da região, considerada reserva da biosfera pela Unesco.
O incêndio pode ter começado numa trilha para turistas e consome cerca de 2.500 hectares por dia.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ANIVERSARIANTES DO DIA

FÁBIA
ROSILENE
TEREZA
SONÁLIA
FERNANDO
JONE
RAISA
AMANDA LIA
GILDENE NOGUEIRA
RITA
LAIAN
 JANAINA

Cientistas descobrem espécies no fundo do Oceano Índico

Pesquisadores da Universidade de Southampton, na Grã-Bretanha, capturaram imagens impressionantes em um dos pontos mais inóspitos do fundo do Oceano Índico.
As imagens, capturadas com a ajuda de um robô na Cadeia de Montanhas Submarinas do Sudoeste Índico, foram feitas enquanto os cientistas pesquisavam as aberturas de vulcões submarinos, no fundo do oceano.
Descobertos em 1977, estes respiradouros hidrotermais são fissuras no fundo do oceano que expelem água muito quente, rica em minerais. Apesar das temperaturas altíssimas, estas áreas podem abrigar ecossistemas variados.
A equipe de cientistas britânicos se concentrou nas aberturas do sudoeste índico porque esta cadeia está ligada à Cadeia de Montanhas do Oceano Atlântico e à Cadeia Central Índica, locais onde a vida marinha já foi bem documentada.
vida marinha no índico (Foto: Universidade de Southampton/BBC)Câmera de um robô colocado no fundo do Oceano Índico mostram fissuras que soltam água quente (Foto: Universidade de Southampton/BBC)
Nesta nova pesquisa, os cientistas da Universidade de Southampton encontraram moluscos, crustáceos, mexilhões e outras criaturas. Em seguida, eles compararam estas criaturas com as encontradas em respiradouros vulcânicos de cadeias submarinas vizinhas.
"Eu esperava (encontrar por) lá algumas semelhanças com o que sabemos do Atlântico, e algumas semelhanças com o que sabemos das aberturas do Oceano Índico, mas também encontramos animais que não são conhecidos em nenhuma daquelas áreas, e isto foi uma grande surpresa", disse o professor Jon Copley, pesquisador-chefe do projeto.
Encruzilhada
A área pesquisada pelos cientistas é diferente das outras, pois tem menos atividade vulcânica do que outras cadeias submarinas, com menos respiradouros.
Para capturar as imagens, os pesquisadores usaram um robô submarino chamado Kiel 6000, do Instituto de Ciências Marinhas de Leibniz, na Alemanha. As descobertas do robô surpreenderam os cientistas. "Este lugar é uma verdadeira encruzilhada em termos de espécies de respiradouros no mundo todo", disse Copley.
"Uma (das descobertas) foi um tipo de caranguejo yeti. Existem atualmente duas espécies descritas de caranguejo yeti conhecidas no Oceano Pacífico, e (esta última descoberta) não é como as outras, mas é o mesmo tipo de animal, com braços longos e cabeludos", afirmou.
"Também (encontramos) alguns pepinos-do-mar, desconhecidos dos respiradouros do Atlântico ou da Cadeia Central Índica, mas conhecidos no Pacífico."
"Temos ligações com várias partes diferentes do mundo aqui", disse o cientista.
vida marinha no índico (Foto: Universidade de Southampton/BBC)Nova espécie marinha encontrada no fundo do Oceano Índico (Foto: Universidade de Southampton/BBC)
Diversidade
A diversidade das criaturas encontradas também surpreendeu os cientistas. "Em muitos outros campos com respiradouros, nesta zona quente, você encontra animais que frequentemente são de apenas um tipo: na Cadeia do Atlântico é apenas camarão. Mas aqui vimos três ou quatro ao mesmo tempo", disse Copley.
As descobertas devem ajudar os pesquisadores a descobrir mais sobre como as criaturas se movem de abertura em abertura. Estes respiradouros têm vida curta e, se as criaturas que habitam a área não tiverem a habilidade de se mover de um sistema para outro, a vida nestas regiões seria extinta.
Apesar destas descobertas, os pesquisadores temem pelo futuro da região.  A China conseguiu uma licença para explorar o potencial de mineração destes respiradouros, concedida pela Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA, sigla em inglês), entidade que regula a exploração nos oceanos.
"Seria muito prematuro começar a perturbar (as espécies da região) antes de descobrirmos totalmente o que vive lá", afirmou o cientista.

G1 visita a reserva mais antiga do continente africano

Reserva Hluhluwe-Umfolozi foi criada em 1895, na África do Sul.
Reportagem tenta avistar os 'big five', os 5 animais mais difíceis de caçar.

Dennis Barbosa Do Globo Natureza, em São Paulo

A Reserva Hluhluwe-Umfolozi é a mais antiga da África, criada em 1895, e é conhecida por ser a única a abrigar os ‘big five’ - os animais tradicionalmente considerados os mais difíceis de caçar – na província sul-africana de Kwazulu-Natal.
Antes de virar um parque, o local foi um território de caça dos zulus, frequentado por figuras como o lendário Rei Shaka, que liderou esse povo africano no século 19. São considerados ‘big five’ o leão, o leopardo, o búfalo africano, o elefante e o rinoceronte. A reportagem do G1 visitou o local na tentativa de ver esses animais em seu habitat natural (veja o vídeo). O passeio pelo parque é feito num jipe especialmente preparado e não é permitido descer, já que os predadores estão à solta.
Rinoceronte (Foto: Dennis Barbosa/G1)Rinoceronte-branco atravessa estrada na reserva: ali é encontrada sua maior população. (Foto: Dennis Barbosa/G1)
O guia que conduz a reportagem é especializado em aves. Ele tem cantos gravados no celular para atrair os pássaros. O truque funciona: em alguns instantes, os espécimes respondem ao chamado.
Um pouco mais à frente, movimentos num arbusto chamam atenção. São macacos da espécie vervet tomando seu café-da-manhã. Eles costumam viver em bandos de até 20 elementos. Por comerem frutas, são considerados atacados por alguns fazendeiros sul-africanos. Mas na reserva eles vivem tranquilamente e não se incomodam com a presença humana.
Depois começam a aparecer mamíferos maiores. Zebras e girafas pastam ao longe. As zebras estão por todas as partes no parque, com seu desenho que parece uma maquiagem.
Também há impalas,espécie de antílope que pode correr a até 90 quilômetros por hora. Escondido no mato, o primeiro dos big five é avistado: um búfalo africano solitário. Ele caminha tranqüilo até um alagado onde bebe da água lamacenta.
O safári é um passeio incerto. O visitante pode dar sorte e ver muitos animais ou sair de mãos abanando. Tudo depende do talento do guia em chegar até os bichos.
Às vezes, no entanto, eles cruzam o caminho dos visitantes. Um nyala, antílope peludo que geralmente gosta de ficar em matas mais fechadas passeia na frente do veículo. Em seguida, um grande touro de búfalo, que atravessa a estrada para matar a sede num alagado próximo.
Finalmente, atravessa o caminho da expedição mais um dos ‘big five’ - na verdade, uma família de rinocerontes-brancos.
Graças a um programa de conservação, a reserva Hluhluwe tem a maior população da espécie da África. São 2.700 animais. É a variedade mais social dos rinocerontes e, como anda bastante em áreas abertas, é mais fácil de se ver. O rinoceronte-negro se esconde nos arbustos e é mais agressivo. O pai da família arrasta o pé no chão para mostrar quem é o dono do pedaço.
Animais como esse chegam a ter mais de 3 toneladas de peso. Com isso, o passeio chega ao fim, com dois dos cinco “grandes” da selva africana avistados, além de vários outros animais.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ANIVERSARIANTE DO DIA, MINHA PRINCESINHA DARLIANE, 08 ANINHOS.

Feliz aniversário minha pequena princesa, que deus te ilumine e que seja para sempre a nossa felicidade. te amamos, que todos seus sonhos se realizem e que possas crescer no berço da felicidade espalhando amor e bondade por onde passar. beijos filhinha, te amamos.

Degelo no Ártico acelera aquecimento mais do que o previstoUU

Degelo no Ártico acelera aquecimento mais do que o previsto
Um artigo
 publicado pela revista "Nature" informou na quarta-feira, 30 de novembro, que a quantidade de gases-estufa liberados até 2100 pelo derretimento do solo congelado do Ártico, chamado de Permafrost, poderá ser até cinco vezes maior do que tinha sido previsto. O volume liberado é comparável ao dos gases causadores de efeito estufa resultante do desmatamento, mas o impacto no clima seria 2,5 vezes maior, já que grande parte do gás emitido será metano (CH4), com efeito, 25 vezes maior sobre o aquecimento global do que o dióxido de carbono (CO2).
O permafrost cobre permanentemente cerca de um quarto das terras do hemisfério norte. Trata-se de uma reserva gigantesca de carbono orgânico, que contém restos de plantas e animais que foram se acumulando durante séculos. Com o degelo deste solo, estes materiais começam a se decompor, liberando na atmosfera parte deste carbono, na forma de metano e dióxido de carbono.
A publicação deste artigo coincide com a realização da 17ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP-17), inaugurada na segunda-feira (28) em Durban, África do Sul, e que visa a dar um novo impulso às negociações sobre o Protocolo de Kyoto.
A afirmação é de mais de 40 cientistas da Rede de Carbono do Permafrost, liderados por Edward Schuur e Benjamin Abbott, em artigo na revista científica "Nature". De acordo com a equipe de cientistas, a falta de estudos fez com que, a quantidade certa de carbono contido no permafrost fosse subestimada, assim como seus potenciais efeitos sobre o clima global.
Os cientistas usam avançados modelos climáticos no computador. Eles trabalham com dois cenários, um em que as temperaturas globais sobem muito e outro em que o aumento é moderado. Em ambos os casos, a cobertura do permafrost diminui consideravelmente. Embora a maior parte do carbono deva ser liberada na forma de CO2.
"As maioria das pesquisas fala muito das emissões de desmatamento e combustíveis fósseis. Esse artigo mostra, cada vez mais, que o derretimento do permafrost é um fator importante para a mudança climática", afirma o climatologista do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) José Marengo.
De acordo com Marengo, é preciso haver mais estudos sobre a quantidade de gases-estufa liberados. "Sem isso, pode-se ter o melhor modelo de computador que não vai adiantar. O resultado final vai ser uma generalização."
Foto: JUAN-VIDAL

Filhote de peixe-boi é resgatado após encalhar em Icapuí (CE)

Filhote é alimentado por equipes de resgate da ONG Aquasis após o encalhe no litoral cearense (Foto: Divulgação / Aquasis)
Um filhote de peixe-boi marinho foi resgatado após encalhar neste domingo, 25, na Praia de Retiro Grande, município de Icapuí. Eram 7 horas quando um garoto da comunidade avistou o animal na praia, durante a maré baixa.
O peixe-boi foi levado para as falésias e acomodado em uma anilha de cimento com água doce, enquanto uma equipe do Projeto Manatí, da ONG Aquasis, se deslocava para o local. O veterinário da instituição, Vitor Luz, examinou o animal e constatou que era uma fêmea recém-nascida, devido à presença de resquícios de cordão umbilical.
“Natália”, nome dado ao peixe-boi pelos moradores da comunidade em homenagem a uma das mulheres que auxiliou no resgate, possui 1,38 de comprimento total e 46 Kg. Não possui ferimentos e seu estado de saúde geral é bom. Amostras de sangue foram coletadas e enviadas ao laboratório para análise.
O filhote está sendo tratado no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM) da Aquasis, localizado no SESC Iparana, em Caucaia. Neste mesmo local estão sendo construídas as novas instalações do CRMM, com o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental da Petrobras e em parceria com o SESC Ceará.
O filhote é o quarto encalhado este ano na região entre o leste do CE e o oeste do RN e o terceiro resgatado vivo. O primeiro encalhe, de um filhote morto, foi registrado em fevereiro desse ano, na praia de Manibú (Icapuí ). O segundo encalhe de 2011 ocorreu em março na praia do Rosado (município de Porto do Mangue/RN). O terceiro filhote foi resgatado em setembro em Areias Alvas, município de Grossos/RN. As informações são da Aquasis.
Fonte: O Povo

ANIVERSARIANTES DO DIA

DARLIANE
GÊSNA
MARIA JOSÉ DE BEIJA
JOSÉLIA
NOVINHA
JÚLIA BEATRIZ
DÁVILA
ZEZINHO CALANGO
PELADO DE ZÉ ELIAS
JANAINA
ZÉ DAS MASSAS NOGUEIRA
FRANCISCO ADSON LOPES

IBAMA autua agropecuarista de Jardim do Seridó


Esteve em Jardim do Seridó, nesta terça-feira (27), agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA. Na oportunidade, Pedro Luiz Ribeiro (Agente Ambiental Federal) e Flaudísio Inácio Ribeiro (Agente Coordenador de Operações), visitaram o Açude Comissão, onde foi lavrado uma multa de R$ 50.000,00 ao senhor Nelson Candido de Medeiros Filho (Nelsinho), sendo o mesmo enquadrado no Art. 60, da Lei Federal nº 9605 de 12/02/1998 (Lei de Crimes Ambientais), tendo o mesmo, o prazo de dez dias para reverter o dano ao açude centenário. Estiveram acompanhando os agentes do IBAMA, jacinto Severo da Silva ( Coordenador Municipal de Meio Ambiente), Fernando Pereira da Costa (fiscal municipal de Meio Ambiente), Dr Mozart de Paula Procurador do município, presenciado por uma multidão que preocupados com o arrombamento do reservatório, vindo todos ao delírio quando os fiscais anunciaram o veredito final.


Fotos:






terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ANIVERSARIANTES DO DIA

LÍVIA
TOINHO DE LAURO
TALIANE
REGINA VALE
GORETE
EDIVÂNIA
COTINHA

ANIVERSARIANTES DO DIA 26 DE 12 DE 2011

KELLISSON
ALEXANDRE
MIRIAM
TAIANE SOARES
PEBA
NÚBIA
DIVANETE
LUTÉCIA

Jegue é queimado em Plataforma, Subúrbio Ferroviário de Salvador

Segundo moradores, animal foi ferido na quarta-feira (21).
Polícia Ambiental foi acionada, mas não apareceu no local, dizem moradores.

Do G1 BA
 
 
Um jegue foi queimado por uma pessoa ainda não identificada no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Segundo os moradores do local, o crime aconteceu na quarta-feira (21). Mesmo muito ferido, o jegue passa o dia pastando no fim de linha do bairro.
Os moradores já ligaram para o Ibama e para a Companhia de Policiamento e Proteção Ambiental, mas até agora ninguém socorreu o animal. O G1 entrou em contato com a Polícia Ambiental e com o Ibama mas não conseguiu falar com nenhum dos órgãos.

Baleia beluga se exibe produzindo bolhas de ar debaixo d’água

Baleia beluga vira especialista em criar bolhas de ar debaixo d'água Foto: AP

Extra Online
Tamanho do texto A A A
Uma baleia beluga vem chamando atenção no aquário Kamogawa Sea World, no Japão, por suas performances ao produzir bolhas de ar debaixo d'água. Baleias brancas como a do aquário japonês são capazes de brincar com bolhas normalmente, mas esta beluga de 10 anos desenvolveu uma certa predileção por se exibir em frente às câmeras, acenando, muitas vezes, para o fotógrafo, enquanto faz seu espetáculo particular.
Enquanto produz as bolhas, a beluga acena para o fotógrafo
Enquanto produz as bolhas, a beluga acena para o fotógrafo Foto: AP
A beluga desenvolveu suas habilidades durante os três anos em que viveu no aquário Shimane, também no Japão. Ela usa a boca para soprar a água e produzir uma corrente. Então, com um habilidoso golpe, ela quebra a corrente em forma de anéis.
A baleia branca já virou atração em aquário no Japão
A baleia branca já virou atração em aquário no Japão Foto: Reprodução site Mail Online
Essa espécie de baleia, que habita o Oceano Ártico, é conhecida por ser altamente inteligente, com capacidade até para conversar entre os de sua espécie, além de produzir ultrassons que as ajudam a navegar por vastas áreas. As informações são do site Mail Online.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/baleia-beluga-se-exibe-produzindo-bolhas-de-ar-debaixo-dagua-3518528.html#ixzz1hjEfGZpX

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

PARABÉNS, JARDIM DE PIRANHAS!!




Em homenagem aos 63 anos da emancipação política deste município, transcrevo abaixo trechos inéditos do capítulo inicial da 2ª edição do livro Jardim de Piranhas: Ontem e Hoje, escrito por Erivan Sales de Araújo, José Macário de Medeiros e este modesto blogueiro.

ANIVERSARIANTES DO DIA

JURACA
JEANE DE JURACA
AROLDO DO SÍTIO CRUZ
ALANA
MACIEL DE NOÊMIA
PATRÍCIA DE NELVINHA

Natal é única capital do Nordeste a receber Selo de Cidade Amiga do Catador

FOTO ILUSTRATIVA
Publicação: 22/12/2011 19:46 Atualização:
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Na manhã desta quinta-feira (22), o diretor-presidente da Urbana, João Bastos, representou a prefeita Micarla de Sousa durante a cerimônia de celebração do Natal dos catadores de materiais recicláveis e da população em situação de rua, que aconteceu em São Paulo (SP).



João Bastos recebeu das mãos da presidenta Dilma Rousseff o selo de Cidade Amiga do Catador, concedido pela primeira vez a Natal, única capital do Nordeste agraciada com o reconhecimento em 2011. A celebração de fim de ano dos catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua acontece há nove anos, criada na gestão do presidente Lula, sendo continuada pela presidenta Dilma Rousseff.

Para João Bastos, o reconhecimento vai não só para a Urbana, mas agracia toda a gestão municipal. "Desde o início da administração da prefeita Micarla de Sousa, o compromisso com o destino dos resíduos sólidos é prioridade. Os resultados alcançados com ao aumento da reciclagem, que tem a atividade das cooperativas de catadores como efetivadores de toda uma tendência mundial só reforça que o sucesso de iniciativas como a coleta seletiva só tendem a ser cada dia mais reconhecidas", comentou o diretor-presidente da Urbana.

Ao todo, são quatro cidades brasileiras premiadas pelo gerenciamento adequado de resíduos feito por catadores. Além de João Bastos, que viajou representando a prefeita, também participaram do evento o gerente de Meio Ambiente da Urbana, Heverthon Rocha, membro da equipe de articulação do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis em Natal (MNCR/Natal), Severino Lima Junior.

Dados nacionais

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a indústria da reciclagem movimenta cerca de R$ 8 bilhões por ano, abrange entre 300 mil e 1 milhão de pessoas que vivem diretamente da atividade e aproximadamente 1,1 mil cooperativas e associações de trabalhadores no setor.

Para impulsionar ainda mais esse mercado, o governo federal publicou o Decreto nº 7.619, que regulamenta a concessão de crédito presumido no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), até 2014. Isso significa que as empresas podem ter isenção do IPI, caso adquiram resíduos sólidos para utilizar em matérias-primas ou produtos intermediários na fabricação seus artigos. Essa aquisição, por parte das empresas, deve ser feita de cooperativas, com pelo menos 20 catadores pessoa física.

Proposta prevê uso sustentável da área do Morro do Careca

FOTO ILUSTRATIVA
Publicação: 22/12/2011 18:54 Atualização:
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
A proposta elaborada pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para regulamentar a Zona de Proteção Ambiental do Morro do Careca (ZPA-6) objetiva a preservação de toda a área. Ela prevê, além do uso institucional que hoje é feito pela Aeronáutica, a pesquisa cientifica, programas de educação ambiental, recreação, lazer e ecoturismo.

Num de seus artigos, o projeto prevê a implantação de Unidade de Conservação da Natureza (UC), que pode ser enquadrada nos grupos de proteção integral, que são mais restritivos, como Parques, Floresta Nacional, Monumento Natural, entre outros. Ou até mesmo de uso sustentável, como por exemplo, APAs, Reservas Extrativistas, Refúgios de Fauna, entre outros.

Tudo isso deverá ser definido mediante estudos técnicos e consulta pública, de acordo com o que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e o Código de Meio Ambiente de Natal. Uma proposta de criação de UC já vem sendo elaborada pelo IDEMA, na categoria Monumento Natural.

Para que aconteça a implantação de equipamentos de uso público é necessária a previsão de alguns índices ou prescrições urbanísticas para viabilizar a existência de trilhas, equipamentos de acessibilidade e de apoio administrativo da UC, entre outros.

O projeto também prevê a proibição de atividades potencialmente poluidoras ou que degradem a área, como por exemplo, parcelamento do solo, movimentação ou extração de terra, abertura de vias, compactação de solo, pavimentação com material impermeável, como também supressão da vegetação nativa e construções em geral, exceto para obras de interesse público ou de baixo impacto.

As discussões sobre as regulamentações das ZPAs e Instrumentos de Ordenamento Urbano serão retomadas em 2012, com audiências públicas e reuniões técnicas.

Tartarugas que seriam usadas em ceia de Natal são recuperadas em RR

Seis traficantes de animais silvestres foram presos na cidade de Caracaraí.
327 quelônios foram recolocados no Rio Branco, diz fiscal do ICMBio.

Glauco Araújo Do G1, em São Paulo
 
 
Fiscais destruíram seis acampamentos e quatro 'currais' usados para estocar as tartarugas (Foto: Divulgação/Samuel Lima Rodrigues/ICMBio)Fiscais destruíram seis acampamentos e quatro
'currais' usados para estocar as tartarugas (Foto:
Divulgação/Samuel Lima Rodrigues/ICMBio)
Fiscais ambientais recuperaram 327 tartarugas e prenderam seis traficantes de animais silvestres durante uma operação que começou na quinta-feira (15) e terminou nesta quarta-feira (21), na região do baixo Rio Branco, em Caracaraí (RR). Segundo integrantes da ação, os quelônios seriam usados em ceias de Natal e tinham sido encomendadas aos caçadores por pessoas de alto poder aquisitivo.
As tartarugas, segundo analistas do Instituto Chico Mendes (ICMBio), foram encontradas amarradas e ensacadas, prontas para serem levadas para Boa Vista, onde seriam vendidas. No mercado paralelo, as tartarugas maiores custam cerca de R$ 300 e as menores, cerca de R$ 100.
Além das tartarugas recuperadas -a maioria fêmeas em período de reprodução -, os fiscais apreenderam 311 ovos do animal. "A tartaruga é uma iguaria regional. Os ovos também são muito consumidos na região e dizem até que são afrodisíacos. Infelizmente, os ovos tiveram de ser descartados no rio, pois não havia como serem usados para consumo humano e nem para fins científicos. Tivemos mais sorte com as tartarugas, que estavam todas vivas e puderam ser recolocadas no rio. Vão ficar longe das panelas", disse Antonio Lisboa, chefe do Parque Nacional do Viruá e analista ambiental do ICMBio.
Tartarugas seriam vendidas para consumo em ceias de Natal em Roraima (Foto: Divulgação/Samuel Lima Rodrigues/ICMBio)Tartarugas seriam vendidas para consumo em ceias de Natal em Roraima (Foto: Divulgação/Samuel Lima Rodrigues/ICMBio)
Segundo os fiscais, o grupo preso teria informado que as tartarugas tinham endereço certo. "Eles disseram que pessoas e famílias de alto poder aquisitivo tinham feito as encomendas das tartarugas e a operação acabou atrapalhando o planejamento de muita ceia de Natal", disse Lisboa.
A operação, que deve se prolongar até sexta-feira (30), contou com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e da Polícia Militar Ambiental de Roraima. "Foram registrados 23 autos de infração. Entre os crimes cometidos estão tráfico de animais silvestres, maus tratos a animais e formação de quadrilha", afirmou Lisboa. Todos foram levados para a Penitenciária Agrícola Monte Cristo.
Tartarugas foram capturadas durante o período de reprodução, que acontece entre dezembro e fevereiro (Foto: Divulgação/Samuel Lima Rodrigues/ICMBio)Tartarugas foram capturadas durante o período de reprodução, que acontece entre dezembro e fevereiro (Foto: Divulgação/Samuel Lima Rodrigues/ICMBio)
De acordo com o coordenador da operação, Azemar Marques, do Ibama, foram destruídos quatro "currais" onde as tartarugas eram estocadas, seis acampamentos e várias embarcações usadas pelos caçadores. "O período de reprodução das tartarugas ocorre entre dezembro e fevereiro."
Como estratégia, os fiscais realizaram a maior parte das apreensões durante a noite, período usado pelos caçadores para tentar burlar a fiscalização.
Emboscada em 2006
Localizada no Centro-Sul de Roraima, a região do baixo Rio Branco é considerada uma das principais áreas de reprodução de tartarugas e inclui trechos de mais de 200 quilômetros de rios sem habitação humana.
Segundo Lisboa, a última grande apreensão de tartarugas na região aconteceu em 2005, durante uma operação que recuperou 680 tartarugas. Em 2006, um atentado a outra missão resultou na morte de um colaborador comunitário e com dois técnicos do Ibama baleados.
Tartarugas foram levadas de volta para as águas do Rio Branco, em Caracaraí (RR) (Foto: Divulgação/Samuel Lima Rodrigues/ICMBio)Tartarugas foram levadas de volta para as águas do Rio Branco, em Caracaraí (RR) (Foto: Divulgação/Samuel Lima Rodrigues/ICMBio)
Tartarugas foram estavam amarradas, ensacadas e prontas para serem transportadas até Boa Vista (Foto: Divulgação/Samuel Lima Rodrigues/ICMBio)Tartarugas foram estavam amarradas, ensacadas e prontas para serem transportadas até Boa Vista (Foto: Divulgação/Samuel Lima Rodrigues/ICMBio)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ANIVERSARIANTES DO DIA

LÚCIA DE PEDRINHO
MARGARIDA GUEDES
NATÁLIA
IÊGO
CECÍLIA
KADJA
UBERMAN
CHIQUINHO DE DODA
RITA E DODA 40 ANOS DE MATRIMÔNIO
GALEGA DE ULISSES
MARINA
SIMONILDO
FABIANA
RITA DE CHICO CARABODÉ

CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA DA ESCOLA ESTADUAL MACHADO DE ASSIS.


 Parabéns para esta bela escola que sempre desempenhou seu papel, buscando cada dia mais, oferecer uma melhor qualidade de ensino a todos seus alunos com amor carinho e profissionalidade.
Digo sem medo de errar, esta escola não fica devendo nada para nenhuma escola particular. PARABÉNS MESMO VOCÊS MERECEM.










quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

ANIVERSARIANTES DO DIA

JOÃOZINHO DE CHICO EMA
JACKELINE
CARLA
TATINHA
NINHA DO GORDÃO
LIZIANE
RAQUEL
EDNA
FÁTIMA DE NEGO
LENIR DE VAGENIR
FÁTIMA DE CHICO DUTRA

PARABÉNS PARA A GAROTINHA JENIFER QUE MUDOU DE IDADE ONTEM DIA 20 DE 12 DE 2011

Parabéns princesinha, que o teu sorriso possa sempre transmitir a paz e a harmonia que vem de deus e que que toda alegria permaneça no teu coração.

Ibama de Brasília multa em R$ 3 mil mulher que agrediu cachorro

Órgão informou que a enfermeira tem 20 dias para recorrer da punição.
Em depoimento, ela disse ter 'profundo arrependimento' pela morte do cão.

Do G1 DF
 
 
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou multa de R$ 3 mil à enfermeira filmada espancando um cachorro da raça Yorkshire em Formosa, cidade goiana no Entorno do Distrito Federal. Segundo o órgão, a mulher tem 20 dias para apresentar defesa.
A punição é baseada no artigo 32 da Lei 9.605, de 1998, e no artigo 29 do Decreto 6514 de 2008, que regulam crimes ambientais. Segundo o órgão, a multa é administrativa e independe das investigações nas esferas civil e criminal.
Em depoimento à polícia na manhã desta terça-feira (20), ela disse ter “profundo arrependimento" pela morte do animal, segundo o advogado dela, Gilson Saad. Postado no YouTube, o vídeo das agressões já teve mais de um milhão de acessos.
Saad disse que a enfermeira afirmou que agrediu o cachorro porque o animal havia bagunçado a casa enquanto ela, o marido e a filha estavam em um restaurante. “Ela disse que perdeu a cabeça.”
No depoimento que prestou nesta segunda-feira por carta-precatória, o homem que registrou as agressões disse já ter visto a enfermeira bater em outro cachorro. O fato teria ocorrido um mês e meio antes das imagens publicadas no Youtube.
“Ela não espancou como fez com o cachorrinho, mas deu umas palmadas. Ela me viu na sacada e parou. Depois entrou [em casa]. Isso ficou na minha cabeça quando comecei a filmar [o espancamento do cachorro que morreu]”, declarou.
O advogado da enfermeira negou as denúncias. “É uma informação que não procede. Primeiro porque não tenho informação sobre esse cachorro [Shih-tzu]. Como ele pode ter visto esse cachorro anteriormente? [...] Não estou dizendo que o rapaz está faltando com a verdade, mas tem algo desencontrado”, disse Saad

Hong Kong deve abater 17 mil aves por suspeita de surto da gripe aviária

Governo pesquisa a origem de uma galinha morta diagnosticada com H5N1.
Autoridades proibiram todas as importações de aves com efeito imediato.

Do G1, em São Paulo
 
 
Funcionários da agência de saúde de Hong Kong colocam galinhas mortas dentro de sacos de lixo em um mercado de aves nesta quarta-feira (21). Serão abatidos cerca de 17 mil frangos após umas galinha morta ser diagnosticada com H5N1, o vírus da gripe aviária. (Foto: Tyrone Siu/Reuters)Funcionários da agência de saúde de Hong Kong colocam galinhas mortas dentro de sacos de lixo em um mercado de aves nesta quarta-feira (21). Serão abatidos cerca de 17 mil frangos após umas galinha morta ser diagnosticada com H5N1, o vírus da gripe aviária. (Foto: Tyrone Siu/Reuters)
Autoridades proibiram todas as importações de aves, com efeito imediato, enquanto pesquisam a origem da ave morta.  (Foto: Tyrone Siu/Reuters)Autoridades proibiram todas as importações de aves, com efeito imediato, enquanto pesquisam a origem da ave morta. (Foto: Tyrone Siu/Reuters)

PARABÉNS PARA MINHA GRANDE AMIGA E EX - COLEGA DE TRABALHO, VALÉRIA.

Ela ontem apagou mais uma velinha e comemorou ao lado dos amigos mais um ano de vida.
Parabéns princesa, que deus te proporcione bons momentos e muitas realizações para que sua vida, se torne cada vez mais bela e feliz, beijos e feliz aniversário.