quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

27/02/2012 às 16:20 - União dos Palmares Com ajuda de biológo palmarino, cientistas descobrem uma nova espécie de lagarto da Mata Atlântica alagoana

George Sena é diretor de escola em União dos Palmares
Foi publicado hoje 23/02, na revista científica internacional Zootaxa (edição online), o artigo de descrição de uma nova espécie de lagarto da Mata Atlântica alagoana. Com o nome científico de Coleodactylus elizae, este réptil representa como a biodiversidade nos escassos e restritos remanescentes de florestas em Alagoas pode revelar-se magnificamente em meio a toda a devastação à qual vem sendo submetida.

As espécies do gênero Coleodactylus (Família Sphaerodactylidae) são representadas por lagartixas de hábitos diurnos, com menos de 6 cm de comprimento total, que se distribuem na América do Sul, inclusive na Cordilheira dos Andes. Com essa nova descoberta, o gênero possui agora seis espécies, sendo duas amazônicas (C. amazonicus e C. septentrionalis), uma do Cerrado (C. brachystoma) e três da Mata Atlântica (C. meridionalis, C. natalensis e C. elizae).

O registro dessa descoberta foi feito em agosto de 2004, durante uma das expedições de biólogos e estudantes do curso de Ciências Biológicas da UFAL. A área de estudo foi um remanescente de mata, conhecido como Serra da Saudinha, localizado no distrito de Ipioca, zona rural do município de Maceió. Toda a região é cercada por canaviais da Usina Cachoeira do Meirim, que fornecia apoio logístico e acompanhamento durante as expedições. Alguns estudantes e pesquisadores foram importantes para a execução dessas excursões: Ubiratan Gonçalves, Selma Torquato, George Sena, Filipe Augusto, Gabriel Skuk, Katyuscia Vieira, Edinaldo Nascimento, Everson Santos, Gabriela Quintela, dentre outros.

Os três espécimes coletados de C. elizae foram analisados e tombados na coleção herpetológica (de anfíbios e répteis) do Setor de Zoologia do Museu de História Natural da UFAL (MHUFAL). Localizado na Rua Aristheu de Andrade, Farol (próximo à sede da Tv Gazeta), o MHUFAL vem desenvolvendo várias linhas de pesquisas com plantas, animais invertebrados, peixes, aves, mamíferos, anfíbios e répteis, dentre outros, durante as últimas décadas. Dessas pesquisas já renderam vários trabalhos de conclusão de cursos de graduação, monografias de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de publicações em congressos nacionais e internacionais, em revistas e periódicos científicos.

O nome da nova espécie foi escolhido em homenagem à Dra. Eliza Mª Xavier Freire, herpetóloga, professora e pesquisadora da UFRN, que nas décadas de 1980 e 90 desenvolveu vários trabalhos no MHUFAL, contribuindo consideravelmente para o desenvolvimento das pesquisas científicas em Alagoas. A sugestão partiu do coautor desse artigo, Dr. Gabriel Omar Skuk Sugliano (in memoriam), que também era herpetólogo, professor e pesquisador da UFAL.

Vale ressaltar que este trabalho, mesmo isoladamente, representa um pouco da dimensão da biodiversidade de nossos remanescentes florestais. Mesmo com uma área atual que se limita a cerca de 10% da cobertura original, a Mata Atlântica alagoana precisa ser mais bem preservada, visto que a conservação dos padrões naturais é importante para a obtenção de um equilíbrio ecológico. A carência e a limitação nos investimentos com pesquisas científicas remete à manutenção do ocultismo em relação à real importância a ser direcionada para as causas ambientais. Achados e revelações de novas espécies podem ajudam a encaminhar olhares mais críticos e sérios em relação à dimensão da biodiversidade, que mesmo tão afetada negativamente, “insiste” em revelar sua imponência e magnitude.



Mais fotos:
Espécie rara de lagarto revolucionou ciência
Espécie rara de lagarto revolucionou

Tubarão de 2 metros e 180 quilos é encontrado no litoral Sul de Sergipe

A descoberta foi feita na Praia do Abaís, em Estância (SE).
O animal da espécie tigre estava preso a uma rede de pesca.

Denise Gomes Do G1 SE
 
Tibarão-tigre foi encontrado por pescadores na Praia do Abaís em Estância (SE) (Foto: Divulgação)Tubarão-tigre foi encontrado por pescadores na Praia do Abaís em Estância (SE) (Foto: Divulgação)
Um tubarão da espécie tigre com 2 metros de comprimento e 180 quilos foi encontrado na manhã desta terça-feira (28) na Praia do Abaís, litoral Sul de Sergipe, no município de Estância, a 68 km de Aracaju.
Segundo moradores, dois pescadores que estavam no mar, foram surpreendidos quando puxaram a rede e encontraram o animal preso e muito agitado.
Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Projeto Tamar foram acionadas e estiveram no local. No entanto, o animal já estava morto.
Banhista atesta as dimensões do tubarão-tigre capturado no litoral Sul de Sergipe (Foto: Divulgação)Banhista atesta as dimensões do tubarão-tigre capturado no litoral Sul de Sergipe (Foto: Divulgação)

ANIVERSARIANTES DO DIA

GABRIELE DE DARLAN
CHAGAS DOS TRÊS RIACHOS
FRANCISCA NOGUEIRA
HÉLIO NO SÍTIO OLHO D,ÁGUA

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ANIVERSARIANTES DO DIA

PEDRO HENRIQUE
KEKY ROSBERG
PEQUENA
LÍLIAN DE DEFONSO
MANUELA DE FLÁVIA DE MARDÔNIO
PRETINHA DE NÊGA
GRACINHA DE AVANIR

Polícia prende suspeitos de extração ilegal em MT e trator é apreendido

Três foram presos em flagrante após furtar madeira ilegal em Nova Maringá.
Além do trator, polícia apreendeu motosserra e cinco litros de gasolina.

Do G1 MT
 
 
Extração ilegal de madeira ocorreu em Nova Maringá (Foto: Assessoria/Polícia Civil)Extração ilegal de madeira ocorreu em Nova Maringá
(Foto: Assessoria/Polícia Civil)
Três homens foram presos em flagrante suspeitos de furtar e extrair madeira ilegal em uma fazenda localizada no município de Nova Maringá, a 392 quilômetros de Cuiabá. Os suspeitos, sendo um jovem de 19 anos e dois de 31 anos, foram presos de domingo (26) e vão responder por crimes de furto qualificado, extração ilegal de madeira e formação de quadrilha.
No meio da mata fechada, os policiais apreenderam ainda um trator com lâmina e guincho, uma motosserra e um tambor de cinco litros com gasolina. Conforme informações do delegado, Romildo Grota, a prisão ocorreu a tempo de impedir a devastação da fazenda com mais de dois mil hectares, já que os suspeitos tinham tirado apenas três toras de madeira.
As prisões foram feitas em cumprimento a ordem de serviço do inquérito policial em andamento desde setembro de 2011. A partir de investigações, a Polícia Civil detectou que toras de madeira vinham sendo furtadas desde o final do ano passado.
No dia 15 de fevereiro, quatro suspeitos foram presos pelo mesmo crime em São José do Rio Claro, a 325 quilômetros da capital. A última prisão foi na madrugada do dia 21 de fevereiro, quando os investigadores encontraram três suspeitos transportando 20 toras de madeira de uma fazenda de Nova Maringá.

Urso é resgatado após ser usado para treinar cães de caça na Ucrânia

'Potac' foi retirado do dono por autoridades do país.
Animal era mantido pelo dono em cativeiro de 4 m².

Do Globo Natureza, com informações da Reuters
 
Um urso-pardo conhecido como 'Potac' era mantido em cativeiro e usado para treinar cães de caça em Luhansk, na Ucrânia. Autoridades locais e organização de proteção animal agiram para confiscar o animal, que deverá ser devolvido à natureza em breve.
O Ministério de Ecologia e Recursos Naturais da Ucrânia anunciou nesta segunda-feira (27) a proibição do cativeiro em condições precárias de ursos-pardos.
Potac, um urso de 3 anos de idade, morde a jaula de usa grade em Luhansk, na Ucrânia. Uma organização de direitos dos animais e autoridades do país descobriram que o animal era usado pelo dono para treinar cães de caça. O urso foi apreendido e será solto. (Foto: Reuters/Mihai Vasile/Vier Pfoten)Potac, de 3 anos de idade, morde a grade da jaula na Ucrânia. (Foto: Reuters/Mihai Vasile/Vier Pfoten)

O fotógrafo Klaus Jost adora mergulhar na companhia de ferozes tubarões

Klaus Jost – BBC Brasil
O fotógrafo e engenheiro marítimo Klaus Jost mergulha há anos ao lado de tubarões, em várias partes do mundo, e vê os temidos animais como companheiros de trabalho.
"Ao todo, passei milhares de horas debaixo d'água. Sempre houve tubarões, mas nunca tive problemas com eles. Esses temidos habitantes dos oceanos não têm nada de comedores de homens e monstros agressivos. Na verdade, poucos dos 460 tipos de tubarão descobertos até agora representam uma ameaça para humanos", diz ele.
Desde 2001, Jost passou a se dedicar às fotografias de natureza e submarina. Seu objetivo é documentar espécies de tubarão ameaçadas de extinção e chamar atenção contra a caça dos animais.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ANIVERSARIANTES DO DIA

FÁTIMA DO AMPARO
LENA DO SÍTIO ANGICOS
OTÁVIO EMANUEL
ZEQUINHA DE ZÉ BATORÉ
MARINHEIRO
CHICA E EDIMUNDO
NENEN DE LURDES
ALANE DE VALDEMAR MACACO
DONA GERALDA
MARIA DE NITO
DODA DOS PICOLÉS
JOSÉ EDSON DE NEIDE

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Adolescente captura jacaré de um metro em rio próximo de casa na PB

Animal foi encontrado em comunidade localizada próximo ao zoológico.
Polícia Ambiental encaminhou o réptil ao Cetas, no Ibama.

Do G1 PB
 
 
Filhote de Jacaré é encontra em rio de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1 PB)Animal foi achado por um adolescente de 15 anos
(Foto: Walter Paparazzo/G1 PB)
Um adolescente de 15 anos capturou um filhote de jacaré da espécie papo-amarelo no início da tarde desta terça-feira (7) na comunidade Rio da Bomba, localizada no bairro do Roger, em João Pessoa e que fica atrás do Zoológico da capital. De acordo com o adolescente, o animal estava passando em frente à sua casa, que fica na beira do rio, quando foi visto por ele. Ele contou que pulou no rio e capturou o réptil pelo pescoço.

De acordo com o cabo Elinaldo, da Polícia Ambiental da Paraíba, em determinadas épocas do ano é comum avistar este tipo de animal nas redondezas. O cabo ainda afirmou que o jacaré mede aproximadamente um metro. A polícia ambiental vai encaminhar o réptil para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde o jacaré será tratado e reintegrado à natureza.

A polícia Ambiental orienta que caso a população encontre um jacaré, a primeira providência a ser tomada é ligar para a polícia. Também não se deve mexer com o animal e nem alimentá-lo. As crianças devem ser mantidas afastadas.
O Parque Zoobotânico Arruca Câmara, conhecido como a Bica, fica ao lado do local onde o animal foi capturado e é referência nacional na reprodução desta espécie em cativeiro, mas negou que qualquer jacaré tenha escapado.

Jacaré do papo amarelo é capturado em Paulista, no Sertão paraibano

Banhistas viram animal em rio e avisaram à equipe de guarda-vidas.
Espécie não é típica do Sertão, o que surpreendeu bombeiros.

Do G1 PB

Jacaré do papo amarelo é capturado próximo a açude em Paulista (PB) (Foto: Divulgação/1ªCRBM)Jacaré do papo amarelo é capturado próximo a açude em Paulista (PB) (Foto: Divulgação/1ªCRBM)
Um jacaré da espécie papo amarelo foi capturado na cidade de Paulista, no Sertão paraibano, na manhã do domingo (19). De acordo com a Companhia do Corpo de Bombeiros de Sousa, uma equipe de guarda-vidas que trabalhava no rio Piranhas foi avisada por banhistas sobre a presença do animal a cerca de cinco quilômetros de distância do local.
 De acordo com o sargento Lopes, a espécie não típica da região, o que surpreendeu os bombeiros que participaram da captura do animal. O jacaré foi levado em uma caminhonete para a escritório regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em Sousa. O animal será transferido para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, na região metropolitana de João Pessoa, para ser submetido a uma avaliação física e das condições de soltura em ambiente adequado.
De acordo com o gerente regional Walber Feijó Oliveira, o bicho pode ter sido deixado no local por alguém que o criava clandestinamente. "As pessoas ainda insistem em comprar o animal ainda pequeno e levar para outra região que não é seu habitat natural. Quando começam a crescer e aparecer os transtornos, eles abandonam nos açudes, o que termina desequilibrando o ciclo natural da região", explicou.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

RIO PIRANHAS, ÁGUAS QUE NOS BANHA.

 É carnaval, é tempo de festa e de muita alegria para todos os fuliões que aqui chegam, para desfrutar desta fonte natural, que aos poucos está sendo destruída por descasos e poluições, que frequentemente acontecem na cidade de jardim de piranhas e de todas da ribeirinha.
Que neste carnaval ao visitarem o rio piranhas, não esqueçam o lixo como sacolas, copos descartáveis, garrafas pet, vidros e outros, no leito ou nas margens do rio piranhas. a vida deste tesouro depende de cada um de nós, faça sua parte que outros te seguirão na luta em defesa do nosso rio.
Salve o rio piranhas, preserve o rio piranhas e tenham todos um ótimo carnaval.
Diassis Silva: ENQUANTO VIDA EU TIVER, LUTAREI PARA VER MEUS FILHOS E NETOS, DESFRUTAREM DESTA BELEZA NATURAL QUE DEUS NOS DEU.

Energia renovável. As 10 maiores usinas solares.

Sistemas Geradores de Energia Solar (SEGS – do inglês, Solar Energy Generating Systems), ... / Créditos: Alan Radecki

Sistemas Geradores de Energia Solar (SEGS – do inglês, Solar Energy Generating Systems), Califórnia, Estados Unidos (1/10)

Tecnologia: Concentração de Energia Solar
Capacidade: 354 MW

Formada por nove usinas de energia solar — as duas maiores com capacidade de 80 MW cada uma —, a SEGS utiliza quase um milhão de espelhos parabólicos para acompanhar o sol. O sistema concentra a luz solar sobre um recipiente central contendo óleo sintético, que é aquecido até 400 graus Celsius. Um trocador de calor o transfere para a água, que ferve e produz o vapor que aciona a turbina. A empresa NextEra Energy Resources, que opera essa central de energia, afirma que a SEGS alimenta 232.500 residências e deixa de emitir 3.800 toneladas de poluição por combustíveis fósseis a cada ano. (Foto: Alan Radecki)Martin Next Generation Solar Energy Center (Centro Martin de Energia Solar de Próxima Geração), ... / Créditos: Reuters

Martin Next Generation Solar Energy Center (Centro Martin de Energia Solar de Próxima Geração), Flórida, Estados Unidos (2/10)

Tecnologia: Concentração de Energia Solar (CSP)
Capacidade: 75 MW

Um caminhão-guindaste híbrido e um carro elétrico para conectar à rede são exibidos na cerimônia inaugural da usina. Prevista para estar pronta no fim de 2010, essa instalação será a primeira usina híbrida movida a energia termossolar e gás natural, devendo atender a 11 mil residências por ano. Pelos próximos 30 anos ou mais, essa usina vai evitar a emissão de mais de 2,75 milhões de toneladas de gases de efeito estufa. Segundo a EPA, a agência norte-americana de proteção ambiental, isso equivale a tirar de circulação mais de 18.700 automóveis a cada ano nos próximos 30 anos. (Foto: Reuters)Nevada Solar One, Nevada, Estados Unidos / Créditos: Reuters

Nevada Solar One, Nevada, Estados Unidos (3/10)

Tecnologia: Concentração de Energia Solar (CSP)
Capacidade: 64 MW

A usina de geração Nevada Solar One aproveita a energia solar para suprir mais de 14 mil residências a cada ano. Para isso, são utilizados mais de 180 mil espelhos parabólicos que concentram a luz do sol sobre tubos de aço cheios de óleo. O óleo passa por um extrator de calor que ferve a água e produz o vapor que impulsiona a turbina geradora de eletricidade. A empresa Acciona, proprietária do empreendimento, afirma que, em termos de emissões de carbono, essa usina equivale à retirada das ruas de 20 mil veículos por ano. (Foto: Reuters)Parque Fotovoltaico de Olmedilla, La Mancha, Espanha / Créditos: Suravia  www.suravia.com

Parque Fotovoltaico de Olmedilla, La Mancha, Espanha (4/10)

Tecnologia: Solar Fotovoltaica
Capacidade: 60 MW

Finalizada em 2008, Olmedilla é a maior usina fotovoltaica do mundo, utilizando 270 mil painéis fotovoltaicos que convertem diretamente a luz solar em eletricidade, fornecida a 40 mil moradias. A usina foi construída em apenas 16 meses a um custo de 384 milhões de euros. A Espanha é uma das líderes mundiais em usinas solares fotovoltaicas independentes de grande porte, como a central de Olmedilla, cuja capacidade de geração superou 2.800 MW em 2009. As usinas geradoras dominam o mercado solar espanhol, tendo fornecido cerca de 80% da capacidade solar total em 2008. (Foto: Suravia www.suravia.comParque Solar de Strasskirchen, Strasskirchen, Alemanha / Créditos: Reuters

Parque Solar de Strasskirchen, Strasskirchen, Alemanha (5/10)

Tecnologia: Solar Fotovoltaica
Capacidade: 54 MW

Inaugurada em 2009, essa central pertence a uma nova geração de usinas solares fotovoltaicas de grande escala que têm proliferado na Alemanha desde 2008. Na ocasião, oito das dez maiores usinas geradoras fotovoltaicas do mundo estavam na Espanha, mas em abril de 2010 a Alemanha passou a liderar o ranking. A planta de Strasskirchen tem capacidade geradora suficiente para suprir 15 mil moradias. Seu parque possui cerca de 25 mil módulos solares que utilizam tecnologia de célula solar cristalina e estão espalhados em uma área equivalente a 270 campos de futebol. Sua produção reduz em 35 mil toneladas por ano as emissões de dióxido de carbono. (Foto: ReutersParque Fotovoltaico de Lieberose, Brandenburgo, Alemanha / Créditos: Reuters

Parque Fotovoltaico de Lieberose, Brandenburgo, Alemanha (6/10)

Tecnologia: Solar Fotovoltaica
Capacidade: 53 MW

Construída em 2009 no local de uma antiga área de treinamento militar, a fazenda solar de Lieberose é a segunda maior da Alemanha, ocupando mais de 163 hectares. Na verdade, essa é uma instalação temporária. As empresas responsáveis, Juwi e First Solar, têm um contrato de 20 anos – após esse prazo, a instalação será desmontada e os painéis solares serão reciclados. Lieberose utiliza painéis solares de película fina e pode suprir até 15 mil residências. A produção energética do parque elimina 35 mil toneladas de CO2 por ano, o que equivale a tirar das ruas 8.500 carros. (Foto: ReutersAndasol, Andaluzia, Espanha / Créditos: BSMPS

Andasol, Andaluzia, Espanha (7/10)

Tecnologia: Concentração de Energia Solar (CSP)
Capacidade: 50 MW

Andasol é a primeira usina termossolar de calha parabólica, fornecendo eletricidade para até 200 mil pessoas desde março de 2009. É também a primeira usina comercial de energia solar no mundo com capacidade de armazenamento. Durante o dia, a luz solar refletida pelos espelhos parabólicos aquece sal liquefeito. À noite, o sal esfria e libera o calor, que gera mais vapor. Esse processo permite à usina 7,5 horas de geração durante a noite ou com céu nublado. (Foto: BSMPS)Alvarado I, Extremadura, Espanha / Créditos: Reuters

Alvarado I, Extremadura, Espanha (8/10)

Tecnologia: Concentração de Energia Solar (CSP)
Capacidade: 50 MW

Finalizada em julho de 2009, a central de Alvarado I utiliza a tecnologia de calha parabólica e consiste de 768 coletores termossolares que fornecem eletricidade para alimentar em torno de 50 mil residências. A usina produz aproximadamente 105.200 megawatts-hora de eletricidade por ano (uma capacidade média de 12 MW). Está prevista a construção de uma segunda unidade de 50 MW, a Alvarado II, na mesma área. (Foto: Reuters)Parque Fotovoltaico Puertollano, Castilha, Espanha / Créditos: Suravia  www.suravia.com

Parque Fotovoltaico Puertollano, Castilha, Espanha (9/10)

Tecnologia: Solar Fotovoltaica
Capacidade: 48 MW

A usina de energia solar de Puertollano utiliza 231.653 painéis solares fotovoltaicos fixos para gerar eletricidade. Cada painel é posicionado em um ângulo de 33 graus e voltado para o sul, para maximizar a capacidade de geração nessa região, que é uma das mais ensolaradas da Europa. (Foto: Suravia www.suravia.com)Central Solar Fotovoltaica de Moura, Amareleja, Portugal / Créditos: Reuters

Central Solar Fotovoltaica de Moura, Amareleja, Portugal (10/10)

Tecnologia: Solar Fotovoltaica
Capacidade: 46 MW

Embora ocupe atualmente o décimo lugar da lista, a central de Moura está prevista para subir de posição no fim de 2010, quando outra unidade com capacidade de 20 MW de geração vier a se somar aos 2.520 painéis solares gigantes que existem hoje. Os painéis móveis mantêm um ângulo constante de 45 graus. A maioria deles é configurada como estruturas fixas, mas um quarto dos painéis se movimenta para acompanhar 240 graus do percurso do sol todos os dias. A central já produz eletricidade suficiente para o consumo elétrico anual de 15 mil europeus, segundo a empresa Acconia, proprietária da usina e que também instalou uma fábrica de painéis solares nas proximidades. (Foto: Reuters)

Operação carnaval também fiscaliza tráfico de animais e pesca ilegal em MG

Policiais em Ituiutaba distribuem panfletos e orientam motoristas.
Fluxo de veículos já aumentou 40% na BR-365, segundo a PRE.

Do G1 Triângulo Mineiro
 

Mais de 300 motoristas já foram abordados na região de Ituiutaba (Foto: Reprodução/TV Integração)Mais de 300 motoristas já foram abordados em
Ituiutaba (Foto: Reprodução/TV Integração)
Em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, uma operação conjunta entre as polícias de Meio Ambiente e Rodoviária Estadual irá fiscalizar, além da documentação de motoristas e veículos, a pesca ilegal, o transporte de madeira e o tráfico de animais.
“Temos aqui uma grande quantidade de mananciais, então é propício para a pesca irregular e até mesmo a caça ilegal e transporte de animais silvestres”, explicou o sargento da Polícia Ambiental, Renes Nogueira.
Na região, a maior movimentação é na BR-365 que dá acesso à Ituiutaba onde o carnaval atrai foliões de cidades da região e de outros estados. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o fluxo de veículos já aumentou 40%. Só nos dois primeiros dias de operação os policiais abordaram mais de 300 motoristas.
Em relação aos veículos, serão fiscalizados os documentos, equipamentos obrigatórios e até bagagens dos viajantes. Mas os policiais também fazem um trabalho de prevenção distribuindo panfletos e orientando os motoristas sobre os perigos da viagem.
A Polícia Rodoviária Estadual informou que na região apenas a BR-364, que dá acesso à Iturama, tem muitos buracos e que nas outras rodovias a situação é boa. A MG-497, que dá acesso à Campina Verde, recebeu uma operação tapa-buracos e a MGT-154, que leva à Cachoeira Dourada, oferece boas condições de tráfego.

Polícia Ambiental intensificará combate à poluição sonora durante o carnaval

Fonte: Robson Pires
A Polícia Ambiental informa que, a partir desta sexta feira (17), duas guarnições ambientais diárias e uma de reforço a noite, vão intensificar a fiscalização dos casos de poluição sonora, em Caicó e cidades vizinhas, que segundo a PM foi causa do maior número de registros no período carnavalesco de 2011.
Serão atendidas as denúncias envolvendo sedes de blocos, bares, quiosques, residências, tendo em vista que muitas pessoas costumam colocar aparelhos de som em calçadas e excederem o limite permitido por lei. O 3º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), sediado em Caicó, dará suporte em situações que envolvem paredões e sons automotivos.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

FREVO CRIANÇA, ALEGRIA, MÚSICA E LAZER. FOI UM SHOW DA CRIANÇADA.

     Mais um frevo criança se realiza em Jardim de Piranhas e as crianças marcaram presença, fazendo a alegria acontecer de verdade. teve brincadeiras, músicas, lanches e muita diversão, para todas as crianças que participaram deste mega show, chamado frevo criança.







HELICÓPTERO DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA POUSA EM JARDIM DE PIRANHAS.

      
Depois de sobrevoar várias Cidades do Rio Grande do Norte, o helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do RN, pousou em Jardim de Piranhas no campo de futebol do Real Sociedade Independente, no momento em que estava sendo realizado o frevo criança 2012.
       em contato os repórteres De Assis Silva e Marcondes Gurgel  da Vale FM, o Tenente Coronel Brito e o  Subsecretário de Segurança Pública do Estado Airton Ferraz, disse que essa operação teve início nesta quinta-feira 16 de Fevereiro, e  deverá se estender até o termino do Carnaval. Segundo Ferraz esse trabalho está sendo realizado em todo Estado, no intuito de garantir o máximo de segurança a todos os Potiguares. A qualquer momento este helicóptero pode estar pousando na sua cidade. Um fato curioso foi à alegria da criançada que ficaram encantados ao perceberem que a aeronave pousaria no Real e que poderiam ver  de perto este importante transporte aéreo.
Por: De Assis Silva e Marcondes Gurgel.
                                                                                                                                                                                                                        .
                                                                      


ANIVERSARIANTES DO DIA

SAIONARA
FÁTIMA DE AVANIR
CHICO
RILDO DE ERNESTO
LENA DE LAURO
BETA DE CÍCERO SANTANA
BEATRIZ DE ANTÔNIO MACACO
SEVERINA DE TORÉ (90 )

Ave percorre quase 15 mil km para fugir do inverno no Ártico, diz estudo

Chasco-do-monte com localizador foi utilizado em experimento científico.
Pássaro sai das regiões próximas do Ártico e segue para a África.

Do Globo Natureza, em São Paulo
 
 
Experimento realizado com um exemplar da ave chasco-do-monte (Oenanthe oenanthe) apontou que o pequeno pássaro – que tem o peso de apenas duas colheres de sopa de açúcar – consegue migrar do Ártico para a África para fugir do frio, percorrendo uma distância de 14.400 km.
Os cientistas apresentaram nesta quarta-feira (15) um espécime da ave utilizado na pesquisa. Um localizador, que pode ser monitorado por satélite, havia sido colocado no pássaro, sendo analisado posteriormente.
De acordo com o estudo, essas aves, que têm habitat em diversos países da Europa, Canadá e parte da Rússia (Sibéria), passam o inverno na África e voam cerca de 290 quilômetros por dia.
O chasco-do-monte é uma ave que percorre milhares de quilômetros para fugir do período de inverno rigoroso do Ártico (Foto: Heiko Schmaljohann/AFP)O chasco-do-monte é uma ave que percorre milhares de quilômetros para fugir do período de inverno rigoroso do Ártico (Foto: Heiko Schmaljohann/AFP)

'Violência na Amazônia pode crescer', afirma diretor do Greenpeace Brasil

Novo Código Florestal pode elevar conflito agrário, diz Paulo Adario ao G1.
Ele foi escolhido pela ONU como 'Herói da Floresta' na última semana.

Amanda Rossi Do Globo Natureza, em São Paulo
 
Escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como "Herói da Floresta", devido aos 15 anos de trabalho para preservar a Amazônia, o diretor do Greenpeace no Brasil, Paulo Adario, afirma que durante este período já sofreu ameaças de morte e precisou de proteção.
Segundo ele, as mortes de pessoas que lutavam pela floresta, como a irmã Dorothy Stang e o casal de extrativistas, José Cláudio Ribeiro, e sua companheira, Maria do Espírito Santo, foram momentos difíceis. Porém, Adario afirma que a violência e a impunidade ainda existem no interior da Amazônia e pode piorar.
Em entrevista ao Globo Natureza, ele criticou o “desmonte de conquistas” e bons resultados para a floresta e disse que a aprovação do Código Florestal pode elevar os conflitos. “A sociedade está aceitando isto com naturalidade".
Confira os principais trechos da entrevista a seguir:
Desde 1995, Paulo Adario realiza expedições de pesquisa e documentação na Amazônia (Foto: Divulgação / Greenpeace)Desde 1995, Paulo Adario realiza expedições de
pesquisa e documentação na Amazônia
(Foto: Divulgação / Greenpeace)
G1 - Quais foram os momentos mais difíceis nesses 15 anos de trabalho na Amazônia?
Paulo Adario -
Houve muitos momentos difíceis. Sofri ameaças de morte, em 2001 e 2002, que foram muito complicadas. Recebi proteção do governo brasileiro, durante 24 horas. A morte da Dorothy [Stang, missionária americana assassinada no Pará em 2005] foi outro momento duríssimo. A gente se sentiu muito tocado, porque ela estava condenada a morrer e nossa ajuda não chegou a tempo. Ia me encontrar com ela no dia que ela morreu. Foi um dia de desespero, de medo. Várias outras lideranças que eram nossos parceiros morreram, como o Dema e o Brasília. Agora, o Zé Cláudio [assassinado no Pará em 2011, junto com Maria do Espírito Santo].
G1 - Você trabalha no limite?
Adario -
O tempo todo foi sempre trabalhar no limite. Isso leva a um aprendizado sobre como manejar o risco. E isso estabelece recompensas. Em áreas madeireiras, por exemplo, me perguntam: você é o Paulo Adario, aquele que adora se amarrar na árvore? Uma vez, um madeireiro falou que ia me cortar junto com a árvore. Eu comecei a rir e disse: você vai estragar sua motosserra, porque minha cara é dura. Começamos todos a rir e pudemos dialogar. O ambientalista tem preconceito que o cara é bandido, que ele vai te matar. Já o cara pensa que você é um louco varrido, muitas vezes ele acha que você não é do Brasil, acredita que tem um discurso contra o desenvolvimento. Mas, de repente não é nada disso. Você senta e conversa. Somos todos brasileiros.
G1 - Além do senhor, José Cláudio e Maria do Espírito Santo também foram homenageados pela ONU. A irmã de Maria do Espírito Santo discursou que a Amazônia é manchada de sangue e essa mancha continua se espalhando. Ainda existe um clima de medo entre os “heróis da floresta”, inclusive os anônimos?
Adario -
Existe, principalmente nas áreas remotas da Amazônia. Hoje já está melhorando, existe uma governança crescente, o que faz você se sentir bem. Mas a violência ainda existe, porque ainda existem os mesmos problemas históricos que levam à violência. Como a disputa é resultado do avanço da expansão madeireira ou agropecuária, essas comunidades [tradicionais e povos indígenas] tendem a defender seu território e são as primeiras vítimas. Além disso, [a Amazônia] é uma área remota, distante da opinião publica. E existe a impunidade. A chance da pessoa que mata ser condenada é muito pequena. Então, vale a pena matar quem está na floresta. Os dados de violência no Pará são assustadores. Com o Código Florestal, a violência deve aumentar porque o conflito vai aumentar.
Bacia amazônica, área de atuação do projeto (Foto: Divulgação/UEA)Imagem aérea da floresta amazônica. Para Adario, mudança no Código Florestal pode aumentar a violência na floresta (Foto: Divulgação/UEA)
G1 - Quais são as maiores ameaças à Amazônia hoje?
Adario -
Está havendo um processo de desmonte de conquistas que estavam dando resultados muito bons para o Brasil e para a floresta. Uma série de legislações foi colocada em funcionamento, além do próprio Código Florestal, como o projeto pelo qual o Senado evoca para si a palavra final sobre a demarcação de terras indígenas. Outra grande ameaça é o aumento da ilegalidade na extração madeireira. Além disso, o agronegócio brasileiro ficou mais sofisticado do ponto de vista operacional, tomou comissões de meio ambiente do Congresso. E a sociedade está aceitando com naturalidade.
G1 - E quais foram as melhores notícias sobre a Amazônia nesses últimos 15 anos?
Adario -
São várias. Uma delas é que a sociedade civil passou a ter acesso a sistemas de monitoramento do desmatamento. Antes, o INPE [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] era uma caixa preta. Isso também ajudou a mídia brasileira a ficar muito mais consciente sobre o desmatamento, o tamanho do impacto, suas causas. Outras coisas positivas são o aumento da consciência dos setores empresariais, a criação de áreas protegidas e a demarcação de áreas indígenas, a melhoria da articulação entre grupos locais e lideranças comunitárias com os governos.
G1 - Ao receber o prêmio, o senhor disse “occupy Rio”. Há uma conexão entre os movimentos “occupy” e a pauta ambiental a ser tratada na Rio+20?
Adario -
O “occupy Rio” saiu na hora do discurso, não foi previsto. Mas acho que é isso mesmo. Os governos estão muito pouco envolvidos com o processo da Rio+20. Há um desânimo geral, ninguém está nem aí, porque o foco é a crise econômica. Então, não existe ainda uma mobilização suficiente para que a Rio+20 seja um sucesso. A gente tem que trazer as pessoas para a rua, levá-las para o Rio, para que digam aos governantes que eles sabem o que tem que ser feito e que elas estão lá para cobrar. Essa é a única maneira de levar importantes líderes mundiais para o Rio e de fazer com que eles levem a sério a agenda da reunião.
G1 - Em outro momento do seu discurso, o senhor falou que os governos sabem o que precisa ser feito, mas falta força e liderança. O que é preciso para que isso ocorra?
Adario -
Falta uma decisão coletiva. Cada país empurra o problema para o outro. Está faltando uma compreensão dos governos de que vivemos em uma comunidade global. Também faltam decisões concretas para priorizar medidas e recursos sustentáveis. É preciso parar de colocar dinheiro em energia nuclear e em carvão e investir em energias limpas.

Raro 'urso-espírito' branco brinca com urso-negro no Canadá

Animal já foi considerado um mito, devido à dificuldade de encontrá-lo.
Ele é todo branco, mas não é albino nem uma variedade de urso polar.

Da Caters News
 
 
O "urso-espírito", que já foi considerado um mito, foi fotografado no Canadá enquanto brincava com o urso-negro norte americano. O animal de pelos brancos, que não é albino nem um urso polar, é considerado raro.
Ele vive entre densas florestas da Colúmbia Britânica, no Canadá, e é protegido pelo governo, que aplica uma multa de £64 mil (cerca de R$ 170 mil) em quem atirar nele.
Raro exemplar de urso-espírito, todo branco, foi fotografado no Canadá enquanto brincava com urso-negro (Foto: Paul Nicklen/ NAT GEO STOCK/ CATERS)Raro exemplar de urso-espírito, todo branco, foi fotografado no Canadá enquanto brincava com urso-negro (Foto: Paul Nicklen/ NAT GEO STOCK/ CATERS)
Fotógrafos de vida selvagem viajam ao redor do globo na tentativa de registrar o "mito", também conhecido de urso Kermode. "Esse pequeno urso é incrível. Ele é completamente branco e só sobraram 200 espécimes no mundo - mais raros que o panda", disse Paul Nicklen, que conseguiu fotografar o urso-espírito.
"Eu esperei na floresta por dois meses sem sequer ver um [urso-espírito] e eu tinha certeza de que ia sair com as mãos vazias (...). Mas, esse incrível macho branco apareceu do meu lado, há apenas um metro de distância, agarrou um peixe e o comeu", contou.
Segundo Nicklen, ele passou o restante do dia "vivendo o sonho de infância de andar pela floresta com este urso".

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ANIVERSARIANTES DO DIA 15 DE 02 DE 2012

JOÃO FILHO
FRANCIMÁRIA
SEVERINA
NETO SACRISTÃO
MARIA ISABEL
KAIO DE PELADO
NATÉCIO DE JOAQUIM DE JORGE

ANIVERSARIANTES DO DIA 14 DE 02 DE 2012

NENEN DE SINFOROZA
BREGEIRO
GIULIANA
IZAMARA
JOÃO VÍTOR
SULINHA
RENATO
TEREZINHA DE CIRILO
LARA IZABELE
TALES CAVALCANTI
NETA DE JOÃO CAXIADO
AMANDA

Leopardo-das-neves é fotografado pela primeira vez em parque do Butão

Aquecimento global pode prejudicar espécies, segundo WWF.
Lobo-tibetano, veado-almiscareiro e raposa também foram encontrados.

Do Globo Natureza, em São Paulo
 
 
O leopardo-das-neves foi fotografado pela primeira vez no parque de Wangchuck, localizado no Himalaia, no Butão. A espécie está ameaçada e existem apenas entre 4,5 e 7,5 mil animais na natureza. A região é considerada um corredor entre outras duas outras áreas de preservação ambiental.
"Isso sugere que a rede de áreas protegidas e corredores está ajudando a conectar diferentes populações de leopardo-das-neves, que será fundamental para assegurar a persistência a longo prazo de leopardos da neve na região", disse Rinjan Silva, do WWF, que realizou a pesquisa em conjunto com biólogos do governo do Butão.
O levantamento também revelou a presença de uma rica vida selvagem. Entre os demais animais encontrados estão o lobo-tibetano, o veado almiscareiro e a ovelha azul. A equipe que fez o levantamento realizou mais de 10 mil imagens no parque de Wangchuck.
Leopardo-da-neve foi fotografado pela primeira vez em parque do Butão (Foto: Divulgação / Governo Real de Butão (DoFPS) e WWF)Leopardo-das-neves foi fotografado pela primeira vez em parque do Butão (Foto: Divulgação / Governo Real de Butão (DoFPS) e WWF)
Segundo a WWF, o aquecimento pode fazer com que a cobertura vegetal do Himalaia se concentre em áreas altas. Isso pode prejudicar o leopardo-das-neves, que tem dificuldades de sobreviver em altitudes maiores, com menos disponibilidade de oxigênio.
O objetivo do levantamento foi determinar quantos leopardos-das-neves existem no parque de Wangchuck. Ele é gerido pela WWF em conjunto com o governo do Butão e tem 244 espécies de plantas, 23 de mamíferos e 134 de aves.
Apesar de ser conhecido popularmente como ovelha azul (Psedois nayaur), este animal não é uma ovelha e se assemelha mais com a cabra. Ele é presa do leopardo-da-neve. (Foto: Divulgação / Governo Real de Butão (DoFPS) e WWF)Apesar de ser conhecido popularmente como ovelha azul (Psedois nayaur), este animal não é uma ovelha e se assemelha mais com a cabra. Ele é presa do leopardo-da-neve. (Foto: Divulgação / Governo Real de Butão (DoFPS) e WWF)
Os caninos do leopardo-da-neve, espécie ameaçada, podem ser vistos nesta fotografia noturna. (Foto: Divulgação / Governo Real de Butão (DoFPS) e WWF)Os caninos do leopardo-da-neve, espécie ameaçada, podem ser vistos nesta fotografia noturna. (Foto: Divulgação / Governo Real de Butão (DoFPS) e WWF)
A raposa vermelha (Vulpes vulpes) é facilmente reconhecida pelo cor de seus pelos (Foto: Divulgação / Governo Real de Butão (DoFPS) e WWF)A raposa vermelha (Vulpes vulpes) é facilmente reconhecida pelo cor de seus pelos (Foto: Divulgação / Governo Real de Butão (DoFPS) e WWF)
O cervo almiscarado (Moschus chrysogaster) está em ameaça devido à caça para retirar uma glândula que produz almíscar, um tipo de perfume (Foto: Divulgação / Governo Real de Butão (DoFPS) e WWF)O cervo almiscarado (Moschus chrysogaster) está em ameaça devido à caça para retirar uma glândula que produz almíscar, um tipo de perfume (Foto: Divulgação / Governo Real de Butão (DoFPS) e WWF)

Biólogos 'caçam' iguanas para proteger rara borboleta nos EUA

Invasão de lagartos ameaça população de insetos em arquipélago.
Répteis comem folhas com ovos da Borboleta-azul-de-Miami.

Do Globo Natureza, em São Paulo
 

Biólogos trabalham em uma área de proteção ldos Estados Unidos para preservar exemplares da borboleta-azul-de-Miami (colocada na lista de proteção pelo governo devido à ameaça de extinção) e tentar reduzir a população de iguanas no arquipélago de Florida Keys.
O invasor da América Central pode estar prejudicando a reprodução das borboletas, já que se alimenta de folhas de uma árvore específica, utilizada pelos insetos para depósito dos ovos.
Exemplares não confirmados dessas borboletas têm sido vistos desde julho de 2010 na baía Honda, porém, a cada dia que passa a chance delas existirem na região tem diminuído.
Tanto que o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA colocou a espécie em uma lista de proteção junto com outras três borboletas. A listagem de emergência continua até abril, mas as autoridades podem fazer com que ela seja permanente.
Os grandes lagartos vegetarianos, descendentes de animais libertados por proprietários devido ao crescimento deles, desenvolveram um gosto por uma planta específica, utilizada pelas borboletas para desova. Os biólogos tentam agora capturá-los e levá-los para outras áreas.
iguana (Foto: Lynne Sladky/AP Photo)Iguana é captura e medida por biólogos. Lagarto invasor tem prejudicado população de borboletas (Foto: Lynne Sladky/AP Photo)
Borboleta (Foto: Paula Cannon/AP Photo)Exemplares de borboleta-azul-de-Miami (Foto: Paula Cannon/AP Photo)

Camuflagem ajuda animais a enganar predadores

Para muitas espécies, o artifício é garantia de sobrevivência em meio a um ambiente hostil.

Da BBC
 
É preciso olhar com atenção e, mesmo assim, nem sempre é possível ver onde acaba a fauna e começa a flora.
Para fugir de predadores, insetos e outros animais tomam as formas e cores do ambiente que os rodeia.
O crustáceo chamado ‘pulga de areia’ faz juz ao nome, ao passar quase desapercebido (Foto: Caters/BBC)O crustáceo chamado ‘pulga de areia’ faz juz ao nome, ao passar quase desapercebido (Foto: Caters/BBC)
Conhecida como urutau-grande, a espécie 'Nyctibius grandis' passa sem chamar a atenção em uma foto feita no Brasil (Foto: Caters/BBC)Conhecida como urutau-grande, a espécie 'Nyctibius grandis' passa sem chamar a atenção em uma foto feita no Brasil (Foto: Caters/BBC)
Esta espécie de mariposa, comum em zonas temperadas, se enconde em rochas com tom parecido ao seu (Foto: Caters/BBC)Esta espécie de mariposa, comum em zonas temperadas, se enconde em rochas com tom parecido ao seu (Foto: Caters/BBC)
A coleção de imagens da agência Caters mostra que o artifício de se esconder enganando os predadores é comum a seres vivos de todas as partes do planeta.
Para muitos animais, a camuflagem é a forma mais segura de se proteger de seus predadores naturais.
Embora o artifício seja comumente associado aos camaleões, insetos, peixes, sapos e até pássaros tratam de se misturar ao ambiente no qual vivem para passarem incólumes a olhares perigosos.
A chamada ‘aranha-líquen’ se mistura a uma árvore, no Parque Nacional de Erawan, na Tailândia (Foto: Caters/BBC)A chamada ‘aranha-líquen’ se mistura a uma árvore, no Parque Nacional de Erawan, na Tailândia (Foto: Caters/BBC)
Os sapos flagrados no Parque Nacional Manu, no Peru, moldam-se à vegetação verde que os rodeia (Foto: Caters/BBC)Os sapos flagrados no Parque Nacional Manu, no Peru, moldam-se à vegetação verde que os rodeia (Foto: Caters/BBC)
A cigarra flagrada na Reserva Nacional de San Cipriano, na Colômbia, mistura-se às folhas (Foto: Caters/BBC)A cigarra flagrada na Reserva Nacional de San Cipriano, na Colômbia, mistura-se às folhas (Foto: Caters/BBC)
Esta espécie de peixe se mistura aos pedregulhos no fundo do mar (Foto: Caters/BBC)Esta espécie de peixe se mistura aos pedregulhos no fundo do mar (Foto: Caters/BBC)